Welcome to Resource Zone.

Brasil

Joined
Jun 5, 2004
felixbr said:
Só que já fazem 2 dias que não tive resposta. O que quer dizer?
Em boa parte das vezes, um filtro de spam mostrando serviço na hora errada. :rolleyes:

É a mesma conta de email que utilizou da vez passada?
 
Joined
Jul 9, 2005
Não apareceu no lixeiro eletrônico. Axo que foi pq utilizei o mesmo email na tentativa passada!... :(

Mas deixa pra lá. Agora consegui Mq, Zq e Zealot no zeal. Já estou editando categoria e colocando um público em português lá!.. :)
 
Joined
Jan 4, 2005
É uma pena!!
Tente novamente então, todos novos editores são bem vindos ao ODP!
Nós editores ficaremos felizes em ter mais uma "ajudinha" para o World:português :)
 
Joined
Jul 9, 2005
th1agobr said:
É uma pena!!
Tente novamente então, todos novos editores são bem vindos ao ODP!
Nós editores ficaremos felizes em ter mais uma "ajudinha" para o World:português :)
Vou tentar mais algumas vezes, porque sou brasileiro e não desistu nuna!.. :)

Agradeço o apoio de vocês!...
 
Joined
Jul 9, 2005
Olha isso :eek: :

Prezado Felix Queiroz,

Agradecemos o seu interesse em ser um editor do Open Directory Project!
Embora desejemos que se junte a nós como um editor voluntário, escolheu
uma categoria que já está muito completa ou que tem uma dimensão
superior à que tipicamente atribuímos a um novo editor. Gostaríamos que se
candidatasse novamente, mas para uma categoria com menos editores ou com
um assunto mais específico, por forma a aumentar as suas hipóteses de
ser aceite.

Sinta-se à vontade para se candidatar novamente, preenchendo o
formulário de candidatura noutra área.
Se desejar candidatar-se novamente, deverá preencher outro formulário.
Por favor não responda a esta mensagem.

Saudações,

O Open Directory Project

Comentário adicionais de quem analisou o seu pedido:
 
Joined
Jul 8, 2005
Pessoal, estou super frustrado em ter recebido a mesma resposta que o "felixbr" sem ter tido nenhum comentario ou feedback de quem analisou minha candidatura. Como profissional do ramo na área onde me candidatei (que só possui um único site listado e poderia ter centenas) estou muito chateado em não ter recebido ao menos uma dica do porquê minha candidatura foi rejeitada. Desculpem-me a franquesa, mas para mim este tipo de atitude de enviar uma resposta automática sem nenhum comentário específico com relação a qual ítem você foi rejeitado me soa como um grande descaso e falta de interesse. Se realmente os editores brasileiros estão precisando de ajuda deveriam ser mais gentis com profissionais sérios que querem contribuir no diretório. É notória a necessidade de mais editores para categorias específicas no diretório pela má qualidade dos links listados e pela falta de muitos deles. Isto afeta diretamente a qualidade do diretório como um todo e nós que somos profissionais da internet ficamos muitas vezes privados de contribuir por algum motivo "inexplicável". Gostaria de que alguém revisse minha candidatura e o motivo pelo qual ela foi "negada".
Agradeço antecipadamente,

Alexandre Barbosa.
 
Joined
Jul 30, 2003
ODP Português na Mídia

Matéria publicada, em 18/07/2005, no jornal O Estado de São Paulo (São Paulo - SP - Brasil).

Edição "online": Caderno Link - Internet
Edição "impressa": Caderno Link - Página L9 (formato "PDF")

Abaixo seguem os textos publicados:

-------------------------------------------------------------
[ http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=4297 ]
-------------------------------------------------------------

18/07/2005

Um buscador feito por voluntários

Atualizado por 12 mil pessoas, Open Directory Project reúne 4,6 milhões de sites e está entre os maiores diretórios do mundo

Maurício Moraes e Silva

Sem ganhar um centavo sequer, cerca de 12 mil pessoas dedicam parte do seu tempo diário a uma tarefa quase impossível: filtrar os milhões de sites da internet e escolher apenas aqueles que valem uma visita.

Esse verdadeiro exército de voluntários faz parte do Open Directory Project (ODP) ou “Projeto de Diretório Aberto”, um catálogo de endereços no estilo dos mais do que conhecidos Yahoo e Cadê. A grande diferença do site, acessado pelo endereço http://dmoz.org , está em não ter nenhum interesse comercial por trás do seu conteúdo.

Gente do mundo todo ajuda a alimentá-lo com novos endereços, inclusive brasileiros. Apesar de ser pouco conhecido no País, o ODP existe desde 1998, quando a internet ainda se preparava para deslanchar por aqui. Os números impressionam. Há 4,6 milhões de páginas cadastradas em 787 mil categorias – uma quantidade bem maior do que a do Yahoo, que, segundo estimativas não oficiais, teria perto de 3 milhões de home pages listadas. A cada dia, são incluídos aproximadamente 2 mil novos sites no ODP.

O espírito é bem semelhante ao da Wikipedia, a enciclopédia virtual construída por milhares de voluntários. Qualquer um pode colaborar, mas o ODP exige que o colaborador passe por um pequeno processo seletivo. Os interessados precisam escolher uma subcategoria e preencher um formulário para se candidatar à vaga de editor. Um dos participantes com nível hierárquico superior analisa o pedido e decide se o aprova ou rejeita. “Tive de tentar umas três vezes até conseguir”, lembra o empresário Roberto Bertó, de 22 anos, que hoje ajuda a cuidar de quatro categorias.

Como o uso do conteúdo do site é livre, as informações são aproveitadas por 360 páginas espalhadas pelo mundo, incluindo Google, AOL Search e Netscape Search. Foi ao fazer uma busca no diretório do Google em 2002 que o professor de informática José Mario Cesar de Mattos, de 50 anos, descobriu o ODP. Achou a proposta tão interessante que resolveu participar. “Eu acredito nesse trabalho e até sugeri que fosse incentivado o regionalismo”, afirma. Para ele, isso levaria home pages com conteúdos muito específicos a não ficarem perdidas em meio a milhares de outros endereços da rede. Hoje ele está entre os responsáveis pela categoria regional “Brasil”.

O Open Directory Project começou com o nome de Gnuhoo, uma empresa criada por dois engenheiros da Sun Microsystems na época em que o Yahoo passou a cobrar pela inclusão de endereços. A idéia estava em servir como uma alternativa que não exigisse pagamentos e contasse com voluntários. Rebatizada de Newhoo, a empresa foi comprada pela Netscape ainda em 1998 e passou a se chamar ODP. Também ficou conhecida como Dmoz, uma abreviação de “Diretório Mozilla”.

À medida que aumentava o número de colaboradores, melhores se tornavam os mecanismos criados pelos participantes para garantir um conteúdo livre de fraudes ou de anúncios disfarçados de links. “Todo mundo tem de dizer a que sites está afiliado”, exemplifica o editor Mattos. Além disso, tudo o que for alterado ou incluído fica registrado, o que permite fiscalizar os participantes. Uma irregularidade é suficiente para o desligamento. Tamanho cuidado se justifica. Como sites adicionados passam a aparecer com destaque em pesquisas feitas com outros buscadores, muita gente tenta burlar as regras para ganhar dinheiro com inclusão de páginas.

Embora ainda pertença à Netscape, o ODP não sofre nenhum tipo de interferência corporativa. A administração está nas mãos dos editores mais experientes, também responsáveis por voluntários como o webmaster Thiago Ribeiro Cabral, de 18 anos. Pela sua avaliação já passaram mais de mil home pages e virão ainda muitas outras. “Hoje, algumas buscas no Google e no Yahoo não mostram resultados tão eficientes como no ODP”, avalia. Daí o motivo por que quer contribuir para melhorar ainda mais a ferramenta. “Eu acredito na evolução da internet.”

OUTRAS MATÉRIAS

Erro no Google atrapalha a divulgação do ODP no Brasil
-------------------------------------------------------------
[ http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=4298 ]
-------------------------------------------------------------

18/07/2005

Erro no Google atrapalha a divulgação do ODP no Brasil

O fato de o Google usar as informações do ODP na sua área de diretório – uma espécie de lista telefônica dividida em temas – tem servido como uma importante forma de divulgação do projeto no mundo todo. Os brasileiros que quiserem procurar sites em português, no entanto, dificilmente conseguirão encontrá-los por lá. Há mais de um ano o link do Google que direciona para o conteúdo regional do País envia os internautas para uma página que não existe.

O editor José Mario Cesar de Mattos mandou vários e-mails para pedir a correção do problema, mas até hoje nada foi feito. “É uma pena, porque isso impede muita gente aqui no Brasil de conhecer o ODP”, destaca. Como conseqüência, há dificuldade no crescimento tanto do conteúdo em português como do número de voluntários no idioma – um grupo formado por 25 colaboradores.

As 18 mil páginas em português parecem um grão de poeira perto dos mais de 4 milhões de sites cadastrados. Destes, aproximadamente 5 mil endereços são brasileiros, uma amostra da enorme quantidade de trabalho a ser feito. “Faltam ainda muitos sites importantes”, analisa o editor Roberto Bertó. Segundo ele, 6 mil páginas nacionais submetidas por outros voluntários ou por visitantes do ODP esperam aprovação.

A dica para quem tiver vontade de se tornar editor é se candidatar para cuidar de uma categoria de pequeno destaque, como, por exemplo, a de uma cidade brasileira. Um bom desempenho permite contribuir em outras áreas e subir na hierarquia. Como 90% das inscrições são rejeitadas, vale a pena ler com cuidado toda a documentação do ODP antes de tentar. Para ler o conteúdo brasileiro, basta entrar em dmoz.org e clicar em World, Português, Regional, Países e Brasil. M.M.S.

OUTRAS MATÉRIAS

Um buscador feito por voluntários
Veja também a categoria Top: World: Português: Informática: Internet: Sites de Busca: Directórios: Open Directory Project: Notícias e Mídia.

José Mario

EM TEMPO:
Conheça O Estado de São Paulo: tiragem média diária de 300.000 exemplares (aproximadamente), além da edição "digital" e da edição "online".
 
Joined
Jan 4, 2005
ale barbosa said:
Pessoal, estou super frustrado em ter recebido a mesma resposta que o "felixbr" sem ter tido nenhum comentario ou feedback de quem analisou minha candidatura. Como profissional do ramo na área onde me candidatei (que só possui um único site listado e poderia ter centenas) estou muito chateado em não ter recebido ao menos uma dica do porquê minha candidatura foi rejeitada. Desculpem-me a franquesa, mas para mim este tipo de atitude de enviar uma resposta automática sem nenhum comentário específico com relação a qual ítem você foi rejeitado me soa como um grande descaso e falta de interesse. Se realmente os editores brasileiros estão precisando de ajuda deveriam ser mais gentis com profissionais sérios que querem contribuir no diretório. É notória a necessidade de mais editores para categorias específicas no diretório pela má qualidade dos links listados e pela falta de muitos deles. Isto afeta diretamente a qualidade do diretório como um todo e nós que somos profissionais da internet ficamos muitas vezes privados de contribuir por algum motivo "inexplicável". Gostaria de que alguém revisse minha candidatura e o motivo pelo qual ela foi "negada".
Agradeço antecipadamente,

Alexandre Barbosa.
Qual categoria você se candidatou?
Você possui alguma ligação a ela? (ou seja, você tem algum site seu ou de alguma organização que você participe que não esteja listado lá? [ou que esteja?])
 
Joined
Jul 8, 2005
Olá Thiago, me candidatei à categoria "Top: World: Português: Regional: América do Sul: Brasil: Negócios e Economia: Informática: Internet: Serviços de E-commerce".
Em minha candidatura, eu listei todos os sites em que participo e de organizações nas quais participei dos projetos de comércio eletrônico. Atualmente sou especialista de e-Business da FedEx no Brasil e listei o site da FedEx para integração de e-Commerce com o transporte aéreo internacional.
Se precisar de alguma outra informação terei o prazer de lhe passar. Em outro thread neste forum verifiquei que muitos editores precisaram tentar mais de uma vez, e observando os artigos de jornal publicados e mostrados pelo José Mário, acredito que este possa ser o caminho. Mas antes de me candidatar novamente, gostaria de saber o porquê da minha primeira rejeição para que eu não cometa o mesmo erro em minha próxima candidatura.
Obrigado pela atenção de vocês.
 
Joined
Jul 8, 2005
Olá pessoal, olá thiago... acaso você conseguiu entender o porquê minha primeira candidatura foi negada ? Será que alguém já revisou a outra tentativa que enviei, espero que eu tenha feito tudo direitinho desta vez, mas até agora não obtive nenhum retorno. Queria muito poder contribuir com o diretório como Editor. Um grande abraço a todos e tenham um otimo dia.
 
Joined
Jul 30, 2003
ODP Português na Mídia - 08/08/2005

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo (São Paulo - SP - Brasil), publicada na edição de 08/08/2005 sob o título "Após um ano, Google conserta erro", relatando que o Google corrigiu a falha que foi noticiada no caderno Link em 18/07/2005.

Dados da Reportagem Atual

Publicação: 08/08/2005 - Jornal O Estado de São Paulo - Caderno Link - Seção Internet - Página L9
Título: "Após um ano, Google conserta erro"
Edição online:
[ http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=4525 ]
Edição impressa: (formato "PDF")
[ http://research.dmoz.org/publish/josemario/publico/JmOdpOespEdicao2005-08-08CadernoLinkPaginaL9.pdf ]
Categoria ODP:
World/Português/Informática/Internet/Sites_de_Busca/Directórios/Open_Directory_Project/Notícias_e_Mídia
[ http://dmoz.org/World/Português/Inf...rios/Open_Directory_Project/Notícias_e_Mídia/ ]

Dados da Reportagem Anterior

Publicação: 18/07/2005 - Jornal O Estado de São Paulo - Caderno Link - Seção Internet - Página L9
Título: "Erro no Google atrapalha a divulgação do ODP no Brasil"
Edição online:
[ http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=4298 ]
Edição impressa: (formato "PDF")
[ http://research.dmoz.org/publish/josemario/publico/JmOdpOespEdicao2005-07-18CadernoLinkPaginaL9.pdf ]
Categoria ODP:
World/Português/Informática/Internet/Sites_de_Busca/Directórios/Open_Directory_Project/Notícias_e_Mídia
[ http://dmoz.org/World/Português/Inf...rios/Open_Directory_Project/Notícias_e_Mídia/ ]
Fórum Público ODP:
[ https://resource-zone.com/forum/showpost.php?p=193335&postcount=90 ]

Dados do Jornal

O Estado de São Paulo - Edição impressa - Tiragem média diária de 300.000 exemplares (aprox.)
[ http://www.estadao.com.br/historico/index.htm ]
O Estado de São Paulo - Edição digital
[ http://www.estado.com.br/ ]
O Estado de São Paulo - Edição online
[ http://www.estadao.com.br/ ]
Caderno Link
[ http://www.link.estadao.com.br/ ]

Abaixo segue o texto publicado:

-------------------------------------------------------------
[ http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=4525 ]
-------------------------------------------------------------

08/08/2005

Após um ano, Google conserta erro

Depois de mais de um ano de reclamações, o Google finalmente corrigiu os problemas que impediam o acesso ao conteúdo brasileiro fornecido pelo Open Directory Project (ODP) ou “Projeto de Diretório Aberto”, um buscador feito exclusivamente por voluntários. A falha, noticiada pelo Link no mês passado, desviava os visitantes para uma home page que não existia. O erro ocorria inclusive com áreas de outros idiomas, como chinês e grego.

Agora, o acesso ficou até mais fácil. Quem clica em “Diretório” na página inicial do Google vê uma seleção das categorias em português em destaque, bem acima das outras que estão em inglês. Os assuntos aparecem divididos em tópicos, nos mesmos moldes do Cadê e do Yahoo.

Com a mudança, há a expectativa de que o conteúdo brasileiro aumente. “Acreditamos que isto incrementará a divulgação do ODP e incentivará o surgimento de novos editores voluntários”, afirma o editor do ODP José Mario Cesar de Mattos, um dos responsáveis pela categoria regional “Brasil”. Atualmente, o País tem 16 mil endereços cadastrados. M.M.S.

-------------------------------------------------------------
Aproveitamos para agradecer a todos :flower: que colaboraram nesta reportagem.

José Mario :)
 
Joined
Sep 15, 2005
Olá a todos!

Acabei de me candidatar ao cargo de Editor para a categoria:
World/Português/Informática/

mas pelo que tive a ler, parece que me deveria ter proposto a uma categoria mais pequena, pois não é hábito atribuir categorias tão generalistas a novatos no ODP (mas não noutras andanças :) ). O facto é que quando olhei para ela, e a vi tão vazia e sem editor, resolvi candidatar-me. Há vários anos que ando para o fazer, mas nunca o fiz.
A razão para o ter feito agora, é que sou o responsável por uma comunidade de informática aqui em Portugal, e como já passo algum tempo a contribuir para ela, posso utilizar parte das mesmas contribuições aqui no ODP também.

No entanto, caso a candidatura não seja aceite, digam-me uma coisa. Posso submeter sites que não tenham sido feitos por mim? É que mesmo não sendo editor, gostaria que algumas categorias estivessem mais completas.
Os 3 sites e descrições, que enviei na minha candidatura ao lugar, serão adicionados de qualquer das formas?

Saudações de Portugal,

Nuno Oliveira
 
Joined
Jan 4, 2005
NunoOliveira said:
No entanto, caso a candidatura não seja aceite, digam-me uma coisa. Posso submeter sites que não tenham sido feitos por mim? É que mesmo não sendo editor, gostaria que algumas categorias estivessem mais completas.
Os 3 sites e descrições, que enviei na minha candidatura ao lugar, serão adicionados de qualquer das formas?
Oi Nuno,

Você pode submeter quantos sites quiser e quais quiser, basta que esteja catalogando na categoria correta (sendo editor ou não)

Se você não for aceito, não desista!
Que tal submeter sua inscrição para uma categoria menor?
Nós do Dmoz/Português ficaríamos muito felizes em tê-lo como colega editor, não desanime.

Abraços,

Thiago Ribeiro
 
Joined
Sep 15, 2005
Olá Thiago!

Se a minha candidatura não for aceite, eu compreendo e não fico aborrecido :)
Só espero que aproveitem as reviews sobre os sites que enviei na minha candidatura. Ainda estive uns quantos minutos a pensar nas descrições que lhes haveria de dar :)
Um sobre a evolução da informática, e outro sobre segurança informática.
Agora que penso nisso, o segundo site que lá descrevi, é um portal de programação, e fica melhor na subcategoria a ela reservada.

Quanto a uma categoria mais pequena, é isso que vou fazer, se vier o email a dizer que não fui aceite para a de Informática.
Existem tantas categorias sem editor!

Um abraço,

Nuno
 
Joined
Oct 13, 2005
Olá a todos !! Que bom encontrar uma área neste fórum que fala português do Brasil... :-D
Gostaria de saber se após uma candidatura de editor no ODP nós recebemos alguma confirmação de recebimento. Eu preenchi e enviei minha candidatura porém não recebi nenhum email confirmando o recebimento ou solicitando a verificação dos meus dados.
Gostaria também de saber quanto tempo leva para uma candidatura a editor ser avaliada e aprovada ou rejeitada. Minha canditatura foi feita para a categoria:
"World/Português/Sociedade/Religião e Espiritualidade/Cristianismo/Denominações".
Agradeço a todos pela atenção. Um grande abraço.
Pr. Gomes.
 
Joined
Jan 24, 2006
Olá

Meninos, cheguei e estou meio perdida aqui.
O que eu faço agora? Como posso ajudar?
Estou vendo que o forum não tem área para nosso idioma, podemos fazer alguma coisa quanto a isso? Demorei um bom tempo para me localizar aqui.
Fico aguardando o contato de vocês.
Beijinhos a todos